Uma tasca portuguesa

Uma tasca portuguesa
Taberna Portuguesa

domingo, 12 de julho de 2015

O Rei da Marcha

Aqui no "nosso" bairro,  a "Marcha Popular" é uma coisa muito importante,  tão importante que há historiadores que afirmam que a Marcha é anterior ao Bairro.
Ora desde sempre a Marcha tem um "Rei". De há 100 anos para cá que se chama o "Presidente da Marcha" dizem que é mais moderno e económico,  coisas de modas e opinião.
O rei ou presidente da marcha é um lugar decorativo e simbólico. Hoje em dia, é eleito por voto universal de todos no bairro. Já o foi, por nomeação do presidente da junta ou por acumulação de funções no tempo mais antigo dos regedores. Modas. 
Actualmente,  o Presidente da Marcha é o Sr. Múmia, o barman da Tasca. Das funções maioritariamente decorativas, além de, anualmente, ir à frente do corso e distribuir faixas, há uma muito importante: é ele que marca as eleições para a Junta. Foi assim que encurtou o mandato anterior do Eng. Plato - mais conhecido pelo "44" - e alargou o actual mandato ao Presidente da Junta, Pedro Conejo dos Lobos. Este ano vamos ter eleições, ainda não se sabe é quando. Parece que os astrólogos aindam não se decidiram qual a data mais favorável ao Pensamento Cítrico.
Ser "Presidente da Marcha", como cargo decorativo tem quase nenhum ou pouco peso na vida do "nosso" bairro. Mas, como barman,  a conversa é outra; ele é uns dos que decide quem entra na Tasca, onde se senta e o que bebe. E no "nosso" bairro, mais do que o lugar na "Marcha" importa mesmo conhecer a hierarquia na Tasca.

Sem comentários:

Enviar um comentário