Existe uma Vila a Sul chamada N'gola. Esta chegou a ser colonizada pelo "nosso" Bairro. Foi fonte de muitas riquezas e das guerras de separação no "outro tempo". É uma Vila muito rica, as suas terras e águas têm de tudo. É muito é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também grandes jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. Mas, independentemente disso, a maior riqueza será o seu povo.
É um povo rico de afectos e cultura, mas vive na maior das misérias. Em total dissonância com a sua geografia humana e física. Devido às suas riquezas naturais, tornou-se uma das terras mais ricas do Sul e um grande parceiro económico do bairro e da Cidade. Muitos dos cidadãos do "nosso" bairro, emigraram para lá. Há muito que se emigra do bairro para lá; de início, iam os castigados, depois os colonos - posteriormente à independência - os cooperadores. Agora, vão os que podem, tentar ganhar a vida. Os locais não têm a educação e a formação necessárias, muitos ainda perdem o dia a ganhar a vida pobre do seu quotidiano.
A economia de N'gola, como a maioria dos países do Sul, depende dos recursos naturais, em especial do petróleo. O valor do petróleo, anda em baixo. Negócios do Sul e da Margem Sul. A economia anda a reboque do preço das "commodities". Assim, anda a economia de N'gola e do "nosso" bairro.
Muitos dos negócios de N'gola, naturalmente, pela Tasca. No "nosso" bairro, investe-se alguma da liquidez que resulta do comércio internacional. Nos últimos anos, ambas as economias têm se associado de forma intrínseca e interdependente. Contam muito as relações pessoais cultivadas na Tasca. Entre cá e lá, viajam muitos dos Moços da Tasca, habituados ao intercâmbio de negócios e interesses e à prestação de serviços.
A família real de N'gola, é a maior beneficiária e a mais rica família da Vila. Assim, a sua liquidez tem-na permitido fazer muitos investimentos por esse mundo fora, mas a grande plataforma é aqui o "nosso" bairro, sede da Tasca. Pois, é de negócios da Tasca que se trata. Dizem. É uma liquidez importante, pois sustenta a corte, os cortesãos e até os opositores. A circulação dos metais preciosos, do ouro negro e dos diamantes, sustenta o regime de N'gola. O vil metal assegura a lealdade de Generais, Directores e demais pretorianos.
Recentemente, o valor do petróleo baixou, e os fluxos financeiros e comerciais reflectem essa redução, os negócios diminuem. A Tasca ressente-se, os regimes tremem, mas a vida continua...
Sem comentários:
Enviar um comentário