Uma tasca portuguesa

Uma tasca portuguesa
Taberna Portuguesa

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O Estatuto dos Moços de Esquadra

A segurança do "nosso" bairro está a cargo dos Moços da Esquadra. Os Moços são guardas ou polícias, é uma questão de localização da rua e de hierarquia, uns são civis os outros paramilitares, é uma idiossincrasia cá do bairro. Cá no "nosso" bairro sempre se seguiram os modelos das polícias das ilhas ou das "gendarmeries"dos bairros continentais. Modas.
No entanto, os Moços de Esquadra e a segurança do "nosso" bairro, sujeita à Justiça das três Graças, não têm o mesmo estatuto do Pessoal Janota ou da Repartição e muito menos do Justiceiro! Critérios da Tasca.
Os Moços de Esquadra não devem ser confundidos com os moços da Tasca, na Tasca só entram graduados ou futuros oficiais e para isso é preciso guardar o lugar. O acesso é só por convite, é que nisto dos músculos, nem todos têm voz para entoar o Mantra da Tasca.
Porém, hoje, é dia de festa! Os moços de Esquadra que são polícias terão agora uma novo Estatuto, promessas cumpridas mesmo a tempo da data das eleições. Os guardas terão de esperar para depois das eleições, agora é tempo de hums e silêncios eleitorais. Estratégias de Estado-Maior. Resta perguntar, teremos uma campanha segura?

Sem comentários:

Enviar um comentário